terça-feira, 17 de março de 2009

Penitência? Pra quê?

Não comer carne, não tomar refrigerante, chocolate? nem pensar! não abusar das mensagens do celular... Vídeo game só daqui a 40 dias! Internet? 40 dias.
Mas pra quê isso?
Será que não estou me privando de coisas tão boas que não têm nada de mau?
Poxa! Ao me preparar para viver esta Quaresma vejo que, às vezes, erro pensando que esse é um tempo de privação!
Não!
Vejo que, muitas vezes, começamos bem esse tempo, mas depois parece que fica tão difícil...
Hoje em dia quase todo mundo que me conhece, sabe que não bebo mais refrigerante. Mas lembro-me dos anos que ainda bebia e que fiz penitência de não beber. Nossa! A quantidade de festas que fui... e lá estando... quem eu encontrava?
Ele – o refrigerante!
Bebia e pronto.
Eu via que propósito eu tinha, o que me faltava era a motivação, e faltava, pois faltava o sentido de parar de beber algo que eu gostava tanto.
E assim a Quaresma se tornou um tempo chato para mim!
Mas hoje vejo que a finalidade do tempo quaresmal é de preparação: se preparar!
Preparar para quê?
Para a Misericórdia de Deus!
E essa preparação consiste em receber o dom de Sua misericórdia, dom que recebemos à medida que abrimos o nosso coração para Ele, lançando fora o que não pode conviver com a misericórdia. Hoje vivo diferente minha Quaresma!
Em minha casa temos uma penitência comum a todos! Pois, enquanto casa, temos uma parcela de misericórdia que a nós está reservada.
Eu tenho uma prática de oração comum neste tempo que me prepara! Pois assim, quero e tenho reservado uma parcela de misericórdia pra mim também!
Vejo que assim vou colocando sentido em cada prática e em cada penitência! E porque encontrei sentido, tenho motivação e se tenho motivação, vou a cada dia ficando mais "de boa" para viver o tempo de me preparar!
Lendo sobre o significado de conversão encontrei: "Processo através do qual as emoções se transformam em manifestações físicas".
Achei mto interessante, pois significa sair das emoções e partir para ações! Isso gera sentido. Isso abre espaço para misericórdia!
Faça isso com sua família, faça com seus amigos, faça com seu (sua) namorado (a)!
A Quaresma então é para todos!



Salve Maria!



Abraços
Camila ;*

2 comentários:

  1. Muito boa a postagem Cah.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O POST. AS PESSOAS REALMENTE PRECISAM APRENDER MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DE FAZER PENITÊNIA.

    ResponderExcluir