segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A cura dos dez leprosos

Neste domingo, meditamos a passagem do Evangelho de São Lucas que narra a cura dos dez leprosos:

"Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?! E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou. " (Lucas 17,11-19)



Alguns detalhes desta leitura chamaram nossa atenção. Mas, vamos agora meditar as palavras do nosso querido Papa Bento XVI ditas em outubro de 2007, no Ângelus, na praça São Pedro. Sobre esta passagem, ele dizia "na verdade, a lepra que realmente deturpa o homem e a sociedade é o pecado; o orgulho e o egoísmo, que geram no homem a indiferença, o ódio e a violência".



"Esta lepra do espírito, que desfigura o rosto da humanidade só pode ser curada por Deus" – disse. "Existem dois níveis de cura: um superficial, que cura o corpo; e outro, mais profundo, que toca o íntimo da pessoa, aquilo que a Bíblia chama de 'coração', e dali se irradia para toda a existência" – explicou o pontífice.
"A cura completa e radical é a salvação – disse, destacando que a própria linguagem comum, que distingue saúde de salvação, nos ajuda a entender que a salvação é muito mais do que a saúde: é, com efeito, uma vida nova, plena e definitiva" - explicou aos cerca de 80 mil fiéis presentes esta manhã na grande praça.

Na narração evangélica da cura dos dez leprosos, dos quais apenas um retorna para agradecê-lo (o estrangeiro de Samaria), Jesus pronuncia a frase 'a tua fé te salvou'. E realmente – continuou o Papa explicando a sua reflexão – é a fé que salva o homem, reabilitando-o em sua relação profunda com Deus, com si mesmo e com os outros; e a fé se expressa com a gratidão. Aquele que, assim como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que sabe que nem tudo é devido: provém de Deus, mesmo quando nos chega através dos homens ou da natureza. A fé comporta a abertura do homem à graça do Senhor; comporta reconhecer que tudo é dom, tudo é graça. Que tesouro enorme se esconde numa só palavra: obrigado!". 
Bento XVI, ao lembrar do aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, também faz um forte  apelo à conversão. Que possamos, pois, viver esta palavra e pedirmos a graça, por meio de Maria Santíssima, do aumento da nossa fé.

Abraços!

3 comentários:

  1. Amém, gostei muito de participar do grupo neste domingo, que falamos desta passagem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jesus! Que eu possa dizer isso mais vezes este ano, e também
    obrigada mãezinha Maria.

    =)

    ResponderExcluir