terça-feira, 31 de janeiro de 2012

São João Bosco, rogai por nós!

No dia dedicado ao santo, padroeiro da juventude, fizemos uma busca das suas mais célebres frases. Meditemos, pois, nas suas sábias palavras e peçamos sua intercessão para viver com coragem a verdadeira fé católica.

"Não omitais nunca a visita a cada dia ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante. Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-o muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o poucas vezes. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes. Quereis vencer ao demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus. Quereis ser vencidos? Deixai de visitar Jesus…"



"A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos." 


''Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito''.


''Meus caros jovens, eu vos amo de todo coração, basta-me saber que sois jovens para que vos ame profundamente''.


''Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação''.

''Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida''.

''Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade com uma palavra animadora, que encha o coração 
de confiança , do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade''.

''Que os jovens não sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados... Que, sendo amados nas coisas que lhe agradam, aprendam a ver o amor nas coisas que naturalmente pouco lhe agradam...''

''O meu sistema? Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe agrada. O problema é descobrir neles germes de boa disposição e procurar desenvolve-los''.

''Geralmente os professores tendem a ser comprazer como os alunos que se sobrassem nos estudos e na capacidade, e na explicação têm vista só esses... Eu sou do parecer oposto. Creio que seja dever de todo professor olhar mais os mais fracos dar aula...''

"Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens."

"O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

4 comentários:

  1. Gostei muito da primeira e da segunda frase!!
    Tenho o filme da vida de São João Bosco aqui em casa, se alguém quiser emprestado! É lindo!! :D
    Beijo, queridos!

    ResponderExcluir
  2. São João Bosco rogai por nós! Que ele seja um exemplo para nós da pastoral dos jovens.
    Depois me empresta o filme Camila!!!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o filme com a minha namorada!

    ResponderExcluir
  4. =D Eu também vi o filme com meu namorado, rsrsrs!
    Flor, te empresto sim, é muito bom! beijo

    ResponderExcluir