segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Quaresma: Tempo de preparação para viver o calvário com Jesus

Olá irmãos,amados e amadas de Deus,

a vós,graça e paz da parte de Deus,nosso Pai,e da parte do Senhor Jesus Cristo...
Essa semana começa a quaresma,tempo de reflexão,de nos voltarmos para nós mesmos,de abrir o nosso coração às coisas de Deus.A palavra Quaresma vem do latim Quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa maior da Igreja Católica,a páscoa,em que comemoramos a ressurreição de nosso Senhor Jesus.A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira Santa,antes da missa do Senhor,que inicia o Tríduo Pascal.

A quaresma dura 47 dias,embora para o calendário litúrgico os domingos não contem,totalizando assim 40 dias.Muitos podem se perguntar,porque 40 dias e não 10,15,ou outra quantidade de dias.Na Bíblia,o número quatro simboliza o universo material.Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra,suas provações e dificuldades.Portanto,a duração da quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

A Santa Igreja nos recomenda neste período,três práticas essenciais para vivê-la santamente,que são: a oração,a penitência ou jejum e a esmola ou caridade.A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.
Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

Termino aqui deixando uma passagem do Evangelho de Jesus segundo São Mateus:
"Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome". (Mt 4,1-2).
Que nós também durante estes 40 dias,possamos perseverar na misericórdia e no amor de Deus.Querer mudar de vida,buscar viver santamente e nunca esquecer que somos amados por Deus.É isso meus irmãos,uma santa quaresma para todos,e que ao fim da mesma,possamos estar mais fortes,mais unidos no Sagrado Coração de Jesus e no Imaculado Coração de Maria.

"Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo". (Mt 4,17).

Pax et bonum.

William

6 comentários:

  1. Muito boa e tambem muito importante esta reflexão....

    ResponderExcluir
  2. Não nos esqueçamos da campanha da fraternidade:

    A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA.

    Parabéns pelo post William, precisamos mesmo saber sempre mais sobre o tempo quaresmal.

    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Camila,vamos sim depois falar da Campanha da Fraternidade e sua relação com a quaresma...beijo...

    ResponderExcluir
  4. . Olá , vim aqui manifestar minha opinião ne .. e por sinal achei muito interessante principalmente a parte onde fala oque a santa igreja recomenda durante esse período de reflexão e essencial para este nosso tempo quaresmal , muito legal William , está de parabéns mesmo e desculpa a demora do comentário.
    beeijos e Salve Maria .

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo, assim que nos possamos ter uma boa quaresma. o//

    ResponderExcluir
  6. Irmaos,a paz!!!
    Concordo com nosso irmao, a Quaresma é um periodo muito importante em nossas vidas,um tempo de voltarmos para nós mesmos,avaliar nossa conduta,ver qual mudança é necessaria em nossa vida,nosso jeito de ser,para que sejamos um pouco melhor.Tempo de voltar para o Senhor,tempo de recomeçar,tempo de refletir...Vamos viver este periodo nos entregando a Deus todos os dias para que sejamos fortes nas tribulaçoes...e que eu consiga ficar sem meus chocolates nestes dias...Fiquem com Deus irmaos!! Paz e bem!!!kenia Maria.

    ResponderExcluir